Como realizar uma revisão da literatura de dissertação




Quando você está escrevendo sua dissertação, você será indubitavelmente obrigado a realizar uma revisão da literatura. Mas o que exatamente isso significa? Como você deve estruturar esta revisão em primeiro lugar, e então, como deve incorporar as informações que você encontra em seu próprio trabalho?
O que é uma revisão da literatura?
Uma revisão da literatura em uma dissertação é um método usado para coletar conhecimento que já existe em relação a um tópico ou problema específico. Esta informação pode ser encontrada em várias fontes, como artigos de revistas, livros, artigos, teses e material de arquivo.
A realização de pesquisa de literatura fornece informações sobre os conhecimentos e teorias existentes relacionados ao seu tópico. Ele também garante que sua dissertação tenha uma forte base científica.
Quando conduzido corretamente, uma revisão da literatura não resultará em uma lista simples ou um resumo dos dados disponíveis. Seu objetivo é, em vez disso, discutir criticamente as idéias e informações mais relevantes que você encontrou como parte de seu quadro teórico .

Qual é a diferença entre uma revisão da literatura e um quadro teórico?

A revisão da literatura em uma dissertação serve como uma pedra angular real para analisar o problema que está sendo investigado. Dependendo da estrutura da sua dissertação, ela também pode ser usada como base para o desenvolvimento de um quadro teórico abrangente.
Exploração preliminar do problema
Uma vez que você tenha uma idéia geral do problema e perguntas de pesquisa que você gostaria de abordar na sua dissertação, o primeiro passo é freqüentemente começar a revisar a literatura. Esta é uma maneira valiosa de se orientar melhor dentro do campo e aprimorar mais precisamente sobre o problema que você investigará.
Os conhecimentos sobre os conhecimentos e as teorias existentes que você ganhará, embora a revisão da literatura também o ajude a estabelecer um ponto de partida científico forte para o resto da sua pesquisa.
Depois de identificar uma clara declaração de problema e questões de pesquisa, o próximo passo é aprofundar o assunto e a literatura relevante. Isso pode ser um desafio real, dada a quantidade de literatura disponível e o tempo limitado que você pode ter para escrever sua dissertação. Por conseguinte, é importante abordar o processo da forma mais eficiente e sistemática possível.

Roteiro de literatura

Seguir nosso roteiro em quatro etapas o ajudará a realizar sua revisão da literatura em uma dissertação efetivamente.

1. Preparar

Este primeiro passo envolve orientar-se para o assunto, a fim de obter uma imagem mais global da área de pesquisa. Também implica fazer uma lista de palavras-chave, que servirá de base para o próximo passo.
  • Leia uma publicação recente sobre o assunto. Escolha algo por um autor principal, no qual todas (ou tantas possíveis) facetas de seu assunto são discutidas. Isso lhe dará uma boa visão geral do campo de pesquisa. Pergunte ao seu supervisor se surgirem dúvidas.
  • Enquanto estiver lendo, grave os termos que parecem mais importantes / relevantes.
  • Também identifique os termos mais importantes / relevantes do seu problema (inicial) e da (s) questão (s) de pesquisa.
  • Crie uma lista principal de todos esses termos. Estas são as suas palavras-chave. Por exemplo, se você estiver investigando a comunicação não-verbal, os seguintes termos podem estar na sua lista:
    1. Comunicação não verbal
    2. Sugestões não verbais
    3. Gestos não verbais
    4. Linguagem corporal
    5. Mimetismo

2. Coletar literatura

Este trabalho preparatório agora torna muito mais fácil pesquisar literatura específica e outras fontes. Esta pesquisa geralmente começa online. Usar as palavras-chave corretas é de grande importância, e é por isso que o primeiro passo deste roteiro é compilar uma lista.
Procure por estes termos em inglês, bem como em qualquer outro idioma que você tenha um conhecimento de leitura. Também é útil tentar usar sinônimos e diferentes combinações de termos.
Existem muitos tipos diferentes de bancos de dados que você deseja explorar:
  • O catálogo on-line da sua escola ou biblioteca da universidade. A maioria das bibliotecas acadêmicas tem grandes repositórios de recursos físicos, incluindo livros, jornais, revistas e revistas. No entanto, a maioria expandiu suas ofertas de forma exponencial ao se inscrever em recursos eletrônicos adicionais, incluindo revistas e bancos de dados acadêmicos (veja abaixo). Hoje em dia, a maioria das instituições também permite que os alunos se conectem via VPN, o que permite acessar a biblioteca online em casa.
  • Google Scholar. Via www.scholar.google.comirá levá-lo ao mecanismo de busca especial do Google para literatura acadêmica. Se um artigo que lhe interessa não pode ser acessado gratuitamente, tente acessá-lo através da biblioteca da sua instituição.
  • Bases de dados específicas do país. Algumas bases de dados são mantidas em nível nacional. Por exemplo, o banco de dados PiCarta quase sempre pode ser acessado através de bibliotecas em instituições holandesas. Ele contém dados sobre todas as publicações disponíveis na Holanda, incluindo os livros e revistas que não estão disponíveis em sua própria biblioteca.
  • Bases de dados multidisciplinares. JDatabases como JSTOR e EBSCO são bibliotecas digitais que incluem revistas acadêmicas, livros e fontes primárias em uma grande variedade de assuntos. A maioria das bibliotecas das instituições se inscrevem em vários.
  • Bases de dados específicas do assunto. Vários bancos de dados são focados em disciplinas específicas (ou grupos de disciplinas relacionadas). Um exemplo é o banco de dados AGRIS, que abrange um amplo espectro de temas relacionados à agricultura e ao meio ambiente.
Quando você encontrou uma fonte útil, verifique a bibliografia dessa publicação para outras fontes relevantes (que é chamado de método de pesquisa "bola de neve"). O mesmo nome do autor continua aparecendo? Isso geralmente significa que esse indivíduo fez muita pesquisa sobre o assunto. Examinar seu site ou procurar seu nome diretamente em catálogos (online) provavelmente o levará a mais resultados.

3. Avalie e selecione a literatura

É provável que você descubra uma enorme quantidade de literatura. Como você tem apenas uma quantidade limitada de tempo, é importante que você se concentre nas fontes mais importantes. Sugerimos classificar a literatura que você encontrou primeiro em relevância, em seguida, em qualidade científica.
Relevância
Uma publicação relevante é aquela que se encaixa com seu tema ou problema muito bem. Para determinar a relevância de um livro ou artigo sem ter que lê-lo na íntegra, comece apenas com a introdução e a conclusão. Isso geralmente irá fornecer-lhe informações suficientes para avaliar se a publicação é relevante para o seu trabalho.
Qualidade
qualidade de uma  publicação é determinada por uma série de fatores. Como regra geral, tente usar apenas artigos que foram publicados em revistas líderes. Rankings como a Lista de Qualidade do Diário irão ajudá-lo a determinar o que são essas revistas.
Analisar a experiência dos autores contribuintes também pode ser útil. Os autores especialistas são geralmente afiliados a uma instituição acadêmica, amplamente publicada e freqüentemente citada por outros.
Tenha em mente que a informação de sites geralmente não é confiável, com exceção de sites geridos por instituições científicas, governamentais ou intergovernamentais. Também é importante usar a literatura mais recente possível; Se você não fizer isso, corre o risco de basear seu trabalho em informações desatualizadas.

4. Processo da literatura

Depois de identificar a literatura sobre a qual você se concentrará, o próximo passo é processar a informação que você encontrou (por meio de uma análise de problemas ou de um quadro teórico, por exemplo). Claro, é importante começar estudando minuciosamente as publicações selecionadas. Faça as seguintes perguntas enquanto faz isso:
  • Qual é o problema que está sendo investigado e como a pesquisa está abordando?
  • Quais são os conceitos-chave e como eles estão sendo definidos?
  • Quais teorias e modelos usa o autor?
  • Quais são os resultados e conclusões do estudo?
  • Como esta publicação se compara às publicações relacionadas neste campo?
  • Como posso aplicar esta pesquisa para minha própria pesquisa?
Analisar todas as suas fontes dessa maneira lhe dará uma imagem clara do campo e como sua pesquisa se enquadra nela. Você poderá então discutir a literatura de forma crítica e bem fundamentada .
A forma como você deve apresentar os resultados da sua revisão da literatura de dissertação varia de acordo com o programa. Seu departamento deve fornecer as diretrizes relevantes. Se você usar a revisão da literatura para preparar um quadro teórico , por exemplo, a ênfase seria na definição de termos e na análise de teorias e modelos.

Como você deve se referir às suas fontes?

As citações em sua revisão de literatura de dissertação devem ser muito precisas. Muitas escolas e universidades usam o estilo de citação da American Psychological Association ( APA ). Use o Gerador de APG Scribbr gratuito   para ajudá-lo a criar citações tanto em quckly como corretamente.
Se você não citar adequadamente suas fontes, a informação que você usou será considerada plágio . O plágio é uma forma séria de fraude que tem graves repercussões. Tem dúvidas ou precisa de ajuda? Execute um teste de Plágio - sempre é melhor ser seguro do que remediar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como negociar opções binárias

Créditos do conteúdo Como negociar opções binárias aparece primeiro em Traders Brasil . 1. Opções binárias – o instrumento financeiro mais...